segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Jaquei! Mas hoje é segunda...


Bom dia, pessoas saudáveis!!!
Hoje eu confesso que jaquei. Na semana de 15/09 a 22/09 muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo:

  1. Foi Inicia a SIPAT na minha empresa, que é uma semana de segurança no trabalho cheia de palestras e coffee breaks diários;
  2. Entrei na TPM e a minha fome triplicou;
  3. Eu comei a malhar na segunda-feira e a como a minha fome já estava descomunal por causa da TPM, foi potencializada pela atividade física.
Comecei uma série de adaptação na academia, leve mas que já foi o suficiente para me deixar sem conseguir levantar os braços no final de semana. Isto se explica pela quantidade de tempo que eu havia ficado sem me exercitar fisicamente. Segue uma breve explicação do site Weleda:

                          "Causas

                A dor tardia após exercícios é muito comum e suas causas ainda são motivo de estudos científicos, mas o                 rompimento microscópico de fibras musculares que levam a um processo inflamatório parece ser a mais                   importante. A intensidade da dor é proporcional ao esforço, ao tempo de treino ou ao tipo de exercício                     realizado; os movimentos de contração muscular excêntrica (aqueles em que o músculo faz força ao                         mesmo tempo que se alonga), são os responsáveis pelas dores musculares tardias mais intensas: descer                 escadas, correr ladeira abaixo, movimentos de agachamentos e flexões com pesos são alguns deles. "


É aquela velha história do "no pain, no gain". Não é pra vc chegar na academia e fazer uma série com exercício de níveis de complexidade avançado, nem com com pesos absurdos. Comece com calma, vendo as respostas do seu corpo e conhecendo os seus limites. E saiba que, se você amanhecer dolorida no dia seguinte, é uma resposta natural do seu corpo se a dor for aceitável.
Fiz muita esteira, uma média de 1/2 hora por dia, 90 abdominais por dia (em três séries de 30 por dia) e comecei a me ambientalizar com os aparelhos. Percebi que de perna eu faço legal, mas quando os exercícios são para braço eu tenho maior dificuldade... Hoje à noite fotografo a série para mostrar para vocês.

Suplementação
Estão compramos neste sábado os nossos suplementos. O Whey e a Creatina são do meu marido. O BCAA é meu. hoje à noite eu começo a tomar 4g antes do treino e 4g depois, como me receitou a nutricionista.

Eu jaquei sim, mas hoje é um novo dia e o início de uma nova semana. E agora é a hora de recomeçar e fazer tudo direitinho, porque o sol há de raiar mais uma vez!
Lembrando aqui que:
  • PRÉ - TREINO: carboidratos
  • PÓS- TREINO: proteína
Não esquecendo do foco no objetivo! Verão 2015, nos aguarde!



sábado, 20 de setembro de 2014

Evolução do emagrecimento e musculatura


Bom dia, pessoas lindas!
Estou meio sumida do blog porque um colega de trabalho esta de ferias e eu estou cobrindo ele. Meu tempo esta bem apertadinho!
Eu hoje quis mostrar pra vcs como esta o meu corpo um mes depois daquelas fotos de biquíni que eu tirei. Comecei a malhar numa serie para iniciantes dia 15/09 e ainda nao estou tomando  o BCAA, alem disso estou inchada por causa da TPM, mas estou bem feliz com o resultado ate agora.
Vamos ficar com essa serie incial até mais ou menos dia 15 do mês que vem pro corpo poder se adaptar e dai pra frente os treinos começam a ficar mais personalizados.
Meu marido tem me ajudado muito e ta me prometendo que eu vou ter bunda e coxa apenas malhando... To acreditando nele! Kkkkk
Vou deixar aqui ad fotos que eu turei hoje de manhã e vcs poderão comparar com as fotos tiradas em 19/08.

Beijos










sábado, 6 de setembro de 2014

9 anos depois, muito mais em forma!


Boooooooooooooooooooooooooom dia, pessoas lindas!

Hoje eu acordei e resolvi colocar um biquini pra ver como estava a minha evolução e olhem o que eu encontrei!!!! 
Na foto acima vocês podem me ver há 9 anos atrás, naquilo que eu até ontem achava que era a minha melhor forma física. Nesta época, em 2005, eu tinha ido ao endocrinologista e feito aquelas fórmulas para emagrecer. Eu havia perdido 10 kg em 2 meses, e o resultado, sem atividade física, foi o da foto com o biquini de zebrinha (na época a estampa era moda ué!).
Daí, hoje de manhã eu acordei, gostei da barriga de que vi e resolvi fazer umas fotos de biquini pra comparar com aquelas que eu postei aqui na inauguração do blog (veja aqui). Gostei do que vi e fui toda boba mostrar a foto pra minha nutricionista, e ela me deu parabéns e disse que achava que eu tinha superado a foto de 2005. Ao colocar as duas lado a lado nesta montagem aí acima eu acho que ela está com razão. Gente, em 2005 eu pesava 52 kg e tinha 18 anos. Nesta foto de hoje de manhã eu estou pesando 56,800 kg, com 27 anos e percebam que o meu abdome está bem mais definido nesta parte central e superior ai onde fica o rectus abdominis:



Os retos são os tão desejados gominhos do tanquinho. E não se esqueçam de que eu ainda não iniciei a atividade física. Já é uma diferença enorme todo o resultado que eu alcancei, E serve para mostrar que não podemos tomar pra hoje objetivos baseados em resultados alcançados anos atrás, porque o nosso corpo muda e os métodos utilizados também.
Nesta segunda-feira, finalmente eu começo a malhar. Aí vou deixar aqui para vocês o meu treino. A intenção agora é hipertrofia e desenvolver glúteos, pernas e panturrilha para dar mais simetria ao corpo. É muito bom poder dividir com vocês esse meu meu período de metamorfose.





terça-feira, 2 de setembro de 2014

Revisão na Nutricionista: resultados


Genteeeeee!!!!!
Antecipei minha volta ao consultório da recepcionista e os resultados foram assustadoramente melhores do que eu esperava.
Vocês se lembram que eu disse que comecei a reeducação em junho de fato, mas que de 14/07 a 04/08 eu saí de férias e enfiei o pé na jaca? Pois é! Aí nem fui na consulta marcada de 31/07 e comecei a retomar a dieta durante todo o mês de agosto. Na prática então foram apenas 02 meses levando a reeducação a sério.
e vocês querem saber os meus resultados?
Vamos aos números:

  • Perdi 7 kilos
  • Meu IMC caiu de 25,56 (sobrepeso) para 22,75 (ideal)
  • Perdi 2 cm de circunferência de braço
  • Perdi 12 cm de cintura
  • Perdi 5 cm de quadril
  • Meu percentual de gordura corporal caiu de 31,9% para 28,9%
  • Meu percentual de massa muscular subiu de 31,8% para 47,6%
E o detalhe de tudo isso é que eu NÃO comecei ainda a fazer atividade física.

Na próxima semana vamos iniciar os treinos e eu virei trazer novidades pra vocês.
Esses números são a prova de que é possível, gente!

beijo


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Suco funcional termogenico



Queridissimo publico!
Hoje a diva eh de um suquinho funcional acelerador de metabolismo pra vc tomar antes de dormir ou quando acordar.
Anota ai que vc vai precisar de:
1 pepino com casca
1 maca pequena
1 folha de couve
1 folha de alface
1 ramo de salsinha
1 pedaco pequeno de gengibre
1/2 copo de agua gelada

Bata tudo no liquidificar e beba com a cara e ciragem em seguida!


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

TPM engorda?


Ai, gente! Hoje eu estou sensível e vou dividir esse meu momento com vocês: tô de TPM. Aí os peitos incham, ficam doloridos, a barriga parece um balão de gás, e a vontade de comer doces me consome. Fato é que em algumas mulheres a TPM pode trazer consigo a tão temida retenção de líquidos e não é que a gente engorde num primeiro momento, mas esta retenção pode fazer o nosso peso variar de 1 a 3 kg dos 10 dias que antecedem a chegada da menstruação até o último dia do fluxo. Viu só porque é tão importante não ficar se pesando?
Mas se fosse só a retenção de líquido estava ótimo, porque depois passaria o inchaço e a gente voltaria a ter a barriguinha no mesmo lugar. Mas como a vida não é justa, no meu caso pelo menos o inchaço vem acompanhado por uma vontade  - uma necessidade fisiológica mesmo - de comer doces, algumas vezes especificamente chocolates e bolos. Chego a sentir o gosto na boca e parece que vou desmaiar se não comer. Tudo isto porque, nos dias que antecedem a menstruação o nosso corpo diminui a produção de serotonina - uma substância produzida pelas células que atua sobre o nosso humor e que devia ser vendida em ampolas nas farmácias #ProntoFalei - e por isso bate esse desespero todo por doces. E o açúcar, especialmente o chocolate, libera endorfina - aquela coisinha delicinha que proporciona bem-estar. Conclusão da nossa ópera: durante o período de choro e ranger de dentes da TMP a mulherada se enche de doces e coisas gordurosas pra compensar o corpo pelo flagelo de ser enquanto mulher uma sofredora e quando termina o ciclo e o fluxo e o inchaço se encerram, a gente acabou engordando com todas porcarias que comeu quando devia ter tapeado com uma melancia docinha.
Então atenção, que é hora da revisão:
  • mulheres podem inchar e isso se refletir numa variação de peso de 1 a 3kg, mas é temporário e volta ao normal no final da menstruação;
  • TPM não engorda, você é que está compensando a sua necessidade de doce com os alimentos errados;
As frutas tem frutose, que é um tipo de açúcar e que pode servir muito bem de placebo para sua TPM. Falando nisso, você sabia que tem alimentos que podem agravar os sintomas dessa síndrome maldita? Então tome nota:
  1.  Elimine açúcares, sal, e alimentos ricos em sódio (todos aqueles caldos Knor, embutidos, defumados e enlatados estão na lista negra);
  2. Evite cafeína, álcool e alimentos gordurosos;
  3. Não pule refeições ( se a fome estiver muito louca, faça um lanche saudável extra);
  4. Aumente a ingestão de líquidos;
  5. Coma duas Castanhas do Pará;
  6. Aumente a ingestão de derivados do leite e folhosos verdes;
  7. Acrescente na sua alimentação uma colher de sopa de semente de Chia ou farinha de linhaça dourada;
  8. Se tiver muita necessidade de chocolate prefira os meio-amargos ou  aqueles que tem uma porcentagem maior de Cacau;
  9. Faça gelatina diet, ela engana bem e tem colágeno;
  10. Consuma Ômega 3, peixes como salmão, atum ou cavalinha são uma boa opção;
E pra desmistificar de vez a coisa, preparem-se para a revelação: Atividade física é o super-herói que você precisava para combater os sintomas da TPM! Lembra aquela histórica de que aumenta as cólicas se malhar menstruada? Ba-le-la!
Segundo especialistas da área, o melhor tratamento para esse mal é se exercitar. tanto que é provado que uma vida sexual muito ativa ameniza os sintomas - aí você viu vantagem né? - pois entra no quesito do movimento do corpo. A atividade física vai te auxiliar porque ela acelera o metabolismo e melhora a circulação sanguínea. E além de diminuir o desconforto abdominal, a atividade física dá um up na sua auto-estima e tira aquela irritação que a gente não sabe de onde vem. Tudo isso por que, por que, por que? Porque atividade física libera ENDORFINA para o seu corpitcho. E agora, chocolate? Pra que você serve?

Então, meus amores, não desanimem. Inchem só de água. Digam não aos doces e gorduras e ajude o seu corpo a te ajudar. Dá uma caminhadinha básica se a grana não estiver dando para a academia e espera esse encosto chamado menstruação sair desse seu corpo que não pertence a ele. Essa agonia vai passar e voltar no próximo mês, mas uma hora a gente vai ter que aprender a dobrar ela.

Fiquem com Deus e tenham uma excelente noite!

beijos

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Por que eu não fico igual a uma Paniquete?


Olhar para uma celebridade, fazer dieta, se matar de malhar e no final se perguntar por você não fica com o corpo igual ao dela. Quem nunca?
Sabe o que mais estava me irritando nos últimos tempos? Ver essas mulheres com quase ou mais de 40 anos, com filhos e com um corpo melhor do que o meu quando eu tinha 18 anos. Dói, cara! A gente pensa: "Se com 27 eu to assim, imagina a bosta que vou estar com 37..."
Mas tudo na vida tem que ter foco e os princípios para se chegar a um fim convergente tem que ser coerentes. Falei muito e não disse nada, eu sei! Trocando em miúdos é o seguinte: "Que força terrível do universo fica se ocupando me impedir diariamente de me tornar uma paniquete?". Não, a pergunta não é essa. A pergunta é: "Qual das beldades acima tem um corpo parecido com o meu, ou ao menos o meu biotipo?". Aaaaaah, Nalu, mas elas são branquelas, você tem pé na África...
Ok. Nem vou falar em Beyoncé aqui, tá? Mas se eu pudesse escolher um corpo para ser o meu eu escolheria o da também Araújo, Taís. Olha que sonho, gente:
D.I.V.A


Só que, quem assistiu Xica da Silva vai lembrar que esse monumento de mulher sempre foi magra, com poucos seios e muita bunda. Biotipo completamente diferente do meu. Eu tô querendo dizer com essa ladainha toda é: "que você não pode mirar no cachorro e querer acertar o gato".
Confere comigo aqui ó:

Isto é uma referência. O seu tipo físico pode estar entre um tipo e outro, te deixando num meio-termo da coisa toda. Mas o que eu to tentando explicar é que, se a Juju Salimeni é clara e declaradamente Ectomorfo, eu que estou mais pra Endomorfo não posso querer que meu corpo fique exatamente igual ao dela. Isso não quer dizer que eu não vá conseguir alcançar um resultado muscular bom. Aqui a gente tem que seguir aquele lema do poeta de "nem melhor nem pior, apenas diferente". Se você é baixinha e troncudinha igual a mim, não fica triste sonhando com a cintura da Taís Araújo não, mas motive-se com a força de vontade, dedicação e sucesso da Fernandinha Souza ó:

Temos o mesmo biotipo, a mesma tendência para engordar e o mesmo histórico de luta! Ela conseguiu praticando lutas, se reeducando e malhando. Acho que é isso que motiva a gente: alvos reais e alcançáveis. Para gente conseguir alcançar resultados e se manter no jogo.

É óbvio que você consegue mudar o seu corpo com plásticas de uma maneira mais rápida, mas talvez não seja o melhor caminho. Eu morro de medo de interferências cirúrgicas no meu corpo para fins estéticos. Não condeno quem tem dinheiro e coragem pra fazer, mas não é a minha praia. Pra quem está mais na vibe natureba que nem eu, a história é se aceitar e tentar espremer o vinho dessa uva toda que somos nós!
Se você não encontrou o seu formato de corpo na definição mais técnica lá em cima, segue aqui abaixo um desdobramento mais didático das possibilidades:

E para finalizar eu queria deixar aqui compartilhado com vocês uma entrevista que eu assisti da Juju Salimeni, que mudou completamente o estilo de corpo dela depois de ter aceitado o seu biotipo e o caminho natural do seu corpo e acabou ficando ainda mais bonita.


Espero que vocês gostem e aproveitem as dicas.
Beijooosss!!!!

domingo, 24 de agosto de 2014

Gordura x Músculo

3 estágios, aumento de peso
Boooooa tarde, pessoas!
Preparados para imagens fortes? Pois é o que teremos hoje!
Hoje vim falar sobre gordura e músculos. Mas especificamente sobre a substituição de percentual de gordura por massa magra (músculos).
Vocês lembram que eu disse no primeiro post que no ano passado eu fiz Dukan e perdi muito peso em pouco tempo? Pois é! Sabe porque isso aconteceu? Porque eu não eliminei gordura só, eu perdi foi muita massa magra também.
Olha a foto ai da moça que abre o post. Perceberam que ela tinha menos peso e mais gordura localizada na primeira foto e que na última ela ta mais seca, mais definida e mais pesada? Isso aconteceu porque ela ganhou peso em músculos. Por isso é tão importante você não ficar se pesando diariamente feito uma louca enquanto faz a reeducação e as atividades físicas, porque você pode acabar se desmotivando quando o ponteiro da balança não descer - o ainda se ele subir - sem se dar conta de que você ta trocando é gordura por massa muscular.
Quando a gente faz essas dietas malucas, sem enche de laxante - achando que precisa desinchar - enfia o dedo na goela pra vomitar e outras tantas atrocidades que a gente é capaz de fazer pelo nosso corpo em nome de um padrão magro de beleza, estamos na verdade é nos desidratando, desidratado os nossos músculos, perdendo saúde e nos tornando flácidas até o próximo bolo de chocolate irresistível e desistência da dieta maluca. Vamos combinar que nenhum ser humano normal aguenta viver só de sopa, ou só de proteína, clorofila ou seja lá mais o quê que essas revista de anoréxicas inventam.
A gordura é mais leve do que o músculo, e para pesar a mesma coisa ela tem necessariamente que ser muito maior que ele em volume. Sabe aquela história do que pesa mais, se é 1 kg de algodão ou 1 kg de tomate? Não entendeu? Dá uma olhada na imagem ó:
Viu como 2 kg de músculo em volume não é nem 1/3 de 2 kg de gordura?
Então vamos de uma vez por todas acabar com aquela história de "peso ideal"? Não quero mais ouvir ninguém aqui dizendo que "só paro a minha dieta quando voltar a pesar 52 kg". Por que esse pode não ser o melhor peso pra você. Porque talvez, 5 kg acima do que você acha que é o ideal, se for em massa magra, com um percentual baixo de gordura, pode te deixar mais bonita, com um aspecto muito mais saudável.

E então? Vamos mudar nossos hábitos e fazer umas trocas inteligentes? Também amo a batata do Mc Donalds, mas quero mais tempo com saúde pra fazer muitas coisas com os filhos que espero ter.
E se você anda se escondendo atrás daquele discurso covarde de: "não, eu sou muito bem resolvida com o meu corpo, não me incomoda em nada...", dá uma olhadinha nessa imagem abaixo e perceba que essa sua fala é egoísta e que este blog não trata de beleza, o enfoque aqui é saúde! Tem pessoas que te amam e que gostariam que você pensasse mais nelas do que na comida...

o que está na cor amarela é gordura

Então, recapitulando:
  • beba muita água;
  • não se encha de laxante;
  • não tente vomitar o que comeu;
  • não faça dietas loucas;
  • não se pese mais do que 1 vez por mês, de preferência acompanhado de uma medição com adipômetro (numa academia) ou com fita métrica mesmo;
  • sempre se pese na mesma balança;
  • coma para viver, não viva para comer;
  • exercite-se para trocar gordura por músculos;
Espero que não fiquem bravos comigo pela franqueza, e que deem mais atenção para a sua saúde do que para uma calça 36 ou para um hamburguer. Se a sua motivação estiver equivocada os resultados podem ser desastrosos!




sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Fórmula secreta para pernas e glúteos


Gente, dei um pulo aqui porque enquanto eu passeava pela internet encontrei um site deliciosamente bem escrito e com uma qualidade técnica rara. O nome é Malhando Certo.
Entre outros artigos maneiríssimos eu encontrei um sobre pernas e glúteos escrito pelo professor Eder Lima e totalmente direcionado às mulheres. A impressão que dá na gente enquanto vai lendo é de que é tudo um bate papo num bar. E como eu amo textos bem escritos e com bons conteúdos, vou compartilhar aqui com vocês. Vale a pena dar uma conferida!

DICAS PARA GANHAR PERNA E GLÚTEO

Por prof Eder Lima

Caros professores e alunas de musculação, quero começar este artigo com uma pergunta crucial: por que vemos tantas mulheres dedicadas indo à academia todos os dias, realizando um sem número de atividades como aulas de local, bodys disso ou daquilo, horas sobre uma bike ou transport (elíptico, caso queiram) apresentando pouco ou quase nenhum resultado na aquisição daquilo que todas buscam, pernas e glúteos lindamente esculpidos?
Todos hão de concordar que existe algo errado, ou não?
As respostas estão exatamente na pergunta acima!  Agora vão perguntar: como assim prof. Eder?
A resposta é simples; quando se pretende ou tenta esculpir um corpo na musculação a palavra de ordem é a hipertrofia, e para que essa aconteça o primeiro fator a ser considerado é a recuperação entre estímulos, para que essa possa acontecer.
Já posso até ouvir a mulherada gritando…mas prof. Eder não quero ficar com aquelas pernas musculosas que vejo em muitos dos teus posts! Hellooooo, por isso existe uma coisa chamada de objetivo final e não pensem que isso acontecerá da noite para o dia! Cada pessoa vai determinar até que grau de desenvolvimento quer chegar, mas o que estamos falando aqui não é de volume e sim do desenho e da qualidade muscular.
Outro detalhe de arrepiar os cabelos de toda mulher:
Vocês sabiam que para aumentar a massa muscular, justamente quem vai proporcionar o desenho e a forma desejada às pernas e aos glúteos, vocês precisam comer mais do que estão gastando? O que? Meu deus…assim eu vou engordar!
Calma, sem desespero! Eu explico! Quando eu disse “comer mais” isto significa ingerir mais calorias sim, mas especialmente a qualidade dessas calorias. Alimentar = nutrir e não, entupir de porcarias! A justificativa para essa maior necessidade calórica está no fato que nosso organismo não é capaz de responder a dois estímulos primários em sua máxima capacidade de uma só vez.
Trocando em miúdos, hora de ganhar massa, ganhar massa; hora de baixar gordura, baixar gordura e para baixar gordura precisamos comer menos, correto? A isso chamamos de especificidade de treinamento.
Fica a dica; caso você apresente ainda uma capinha considerável de gordura sob a pele, aproveite então para fechar a boca e baixar a gordura antes de iniciar o verdadeiro trabalho de hipertrofia. Afinal de contas quem irá determinar se a hipertrofia desejada irá acontecer ou não será a tua alimentação. Você pode estar fazendo o treinamento mais bem elaborado que possa existir, com os descansos perfeitos entre os dias de treino, mas sem uma dieta hipercalórica e hiperproteica, desista! Vai continuar com as mesmas perninhas e bundinha que tem e o pior, reclamando do professor!


Agora é que vou matar um monte do coração! Já que estamos tentando manter você, minha cara, naquilo que chamamos de balanço calórico positivo (ingerindo mais do que estamos gastando), por que você está torrando calorias extras com exercícios aeróbicos? Aiiii, lá vem de novo! Mas eu vou engordar! Se você estiver se entupindo de porcarias vai sim, porque se estiver mantendo a dieta correta o ganho de gordura adicional que tem q acontecer será pequeno! E se não entendeu isso ainda, sugiro que volte ao início e leia tuuuuuuuuuuudo de novo!
Queridas, antes de iniciar um trabalho de hipertrofia de verdade, você já deverá apresentar uma boa ou ótima condição aeróbica, afinal esta é fundamental na tua recuperação entre séries! Mais uma vez volto para tal especificidade do treinamento, o processo deve ser iniciado por uma boa base orgânica em termos aeróbios e musculares para suportar um treinamento realmente intenso como deve ser o de hipertrofia! É durante esse período que devemos aproveitar e baixar o que for possível da gordura corporal.
Aposto como tem gente que começou a descobrir a pólvora agora pensando: “ahh, então o ideal é eu ir alternando entre períodos de redução de gordura e ganho de massa!” Isso mesmo caríssimas! Geralmente, usamos período de 12 semanas para cada um. Inclusive, isto irá reduzir a probabilidade do surgimento de lesões tão frequentes como vemos acontecer com gente que treina forte o ano todo!
Não podemos esquecer que a musculação é uma atividade catabólica, onde os danos sobre os tecidos causados durante o treino são reparados em um nível ligeiramente acima do que estava antes, caso haja uma alimentação e descanso proporcionais – isso é o anabolismo. Assim sendo, a maior meta ao longo do resto do dia é tentar este estado anabólico, mais uma vez reforçando a necessidade de uma alimentação fracionada e balanceada!
Ok, prof. Eder, mas como deverá ser minha sessão de treino de hipertrofia?
Minha cara, isso dependerá de inúmeros fatores que serão determinados a partir de sua avaliação funcional (se ela for decente é claro) e ajustada ao teu estilo de vida. Sim, isso mesmo, ao teu estilo de vida, já que apenas atletas conseguem manter um “estilo de vida” dedicado exclusivamente à musculação. A mulher hoje é multifuncional tendo que dar conta de ser mãe, dona de casa, esposa e profissional; mas também quer se manter ou entrar em forma! E não existe idade para se começar não, viu meninas?
Em termos gerais, para um treino de hipertrofia a intensidade do treino deverá ser de alta a altíssima, podendo variar entre 70 – 85% da carga máxima ou para simplificar entre 6 – 15 repetições levadas até a falência. O intervalo de pausa entre séries dependerá do teu nível de condicionamento prévio, onde assim que se sentir pronta, inicie a nova série (isso geralmente flutuando entre 45 a 90 segundos). Mas isso aqui não é “receita de bolo”, são apenas parâmetros que um bom professor de musculação saberá como adequar a cada caso!
Quanto aos exercícios, deverão ser usados quase que exclusivamente os movimentos básicos (ou multiarticulares, como queiram) tipo variações agachamentos, leg-press, hack machine, levantamento terra, etc. E se alguém vier me perguntar sobre 4 apoios ou exercícios de extensão de quadril no cabo eu enforco! Rsrsrsrs… Esses movimentos servem para finalizar o shape (forma) e não como reais estimuladores da hipertrofia dos glúteos!



Por último e não menos importante. O treino de membros superiores! De que adianta estar linda da cintura para baixo e tudo mole, flácido e sem forma da cintura pra cima? Além do que a força e a resistência da musculatura do tronco e dos braços é extremamente importante no equilíbrio e suporte das cargas que serão usadas no treino de pernas. Mas alguém aqui me ouviu dizer em hipertrofia de membros superiores? Creio que não, não é?
Meninas, com tudo que foi dito aqui fico imaginando… Quantos paradigmas terão que ser quebrados agora dentro de suas cabecinhas? Pois é! Pensem a respeito e definam o que querem de verdade do seu treino de pernas e glúteos!
Abraços e bons treinos!

- See more at: http://www.malhandocerto.com/diversos/dicas-para-ganhar-perna-e-gluteo/#sthash.1fbN5txl.dpuf

O Cardápio

A composição do meu almoço diário

Bom dia, pessoas!

Hoje vou colocar aqui um resumo do que eu como diariamente e tem funcionado muito bem pra mim nos últimos três meses. Vale lembrar que o que eu como é só uma sugestão dentro de todas as possibilidades que esse modelo de prato da imagem acima me dá.
o mais importante é vocês entenderem que não se trata de uma dieta maluca pra perder peso, mas sim uma reeducação alimentar que foi pensada pela minha nutricionista para garantir todos os nutrientes que meu corpo precisa para funcionar e também eliminar os quilos indesejados. Só para motivar vocês vou colocar uma foto de como eu estava ontem na hora de ir pro trabalho, já três meses após começar a minha reeducação (e olha que eu enfiei o pé na jaca nas minhas férias heim...).

#magraaaaaa
OBS: esse terninho não cabia em mim há anos!
Aí então o que se deve ter em mente é:

  1. Se eu enfiei o pé na jaca hoje e comi o glacê do bolo do aniversário do meu chefe, não entrarei em pânico porque amanhã é um novo, o sol nascerá de novo e eu voltarei para o meu pão integral;
  2. Tenho que comer mais ou menos de 3 em 3 horas, de preferência com horários fixos.
E assim fora estabelecidos os meus horários em função do trabalho:

7:30h - Café da manhã

  • Café puro ou com leite desnatado adoçado com adoçante a base de sucralose (aspartame é cancerígeno, corra dele!)
  • uma fatia de pão integral com geléia diet (não gosta de geléia? pode ser queijo magro, requeijão light, peito de peru, polenguinho light)
  • uma fruta
9:30h - Lanche da manhã

  • 1 pode de iogurte light;
  • ou 1 barrinha de cereais light;
  • ou 3 castanhas do pará;
  • ou 3 biscoitos integrais;
  • ou duas torradas integrais (se precisar de café com adoçante pra adoçar tudo bem);
  • ou 1 fruta;
  • ou 6 morangos;


12:00h - Almoço

o Almoço é exatamente a composição daquele prato que está ilustrado na abertura do post. Só que, no meu caso, feijão e outras leguminosas eu só posso comer dia sim e dia não.
  • 2 colheres de sopa de arroz (ou uma daquelas de restaurantes). De preferência integral;
  • 1/2 concha de feijão (nada de feijão carregado nem de feijoada heim);
  • verduras a vontade de forma que ocupem a metade do prato;
  • Quatro colheres de legumes cozidos;
  • Uma porção de proteína da sua escolha que tenha tamanho equivalente a palma da sua mão (pode ser carne, frango, peixe, ovos e seus derivados) de preferência sem ou com pouca gordura.
  • evite as frituras
15:30h - Lanche da tarde

  • As mesmas opções do lanche da manhã
19:00h - Jantar

  • Pode repetir o mesmo prato do almoço sem o feijão;
  • Ou fazer um sanduba igual a esse da foto com duas fatias de pão integral recheado com duas colheres de um e uma colher de queijo cotage, alfece e tomate;
  • Ou uma Rap 10 integral recheada com frango desfiado refogado e alface;

21:00h - Ceia

  • Sucos funcionais, abuse deles! Esse aí da foto eu faço com 1 folha de couve, suco de 1 limão, 1 colher de farinha de linhaça, 1 copo de água e adoçante. Jogo tudo no liquidificador e fico feliz! Vou deixar depois na aba de receitas várias outras opções.
  • Ou uma fruta;
  • Ou mingau de aveia com leite desnatado;
Espero que vocês gostem e se inspirem pra mudar de vida também!

beijos!!!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O Cardápio - Introdução

Geladeira colorida é o ponto de partida

Papel e caneta na mão e muita atenção porque hoje eu vou contar tudo o que você precisa saber pra ter um organismo saudável, funcionando e cheio de vontade de eliminar as toxinas e gordurinhas indesejadas do seu corpinho!
Antes de qualquer coisa, tem premissas inegociáveis que são a chave do seu sucesso daqui pra frente:

  •  Beba muita, mas muita mesmo, água e outros líquidos de baixa caloria.
"A, Nalu! Isso não é novidade, todo mês a revista Boa Forma e qualquer bilhetinho da sorte de pastel chinês me diz que eu preciso beber água para emagrecer".

É! É senso comum sim. Mas você realmente sabe o motivo?
Minha guro da nutrição, Dr. Renata Diniz, me deu uma aula sobre isso na minha consulta e - mal e porcamente resumindo - é o seguinte: Geralmente em dietas que o foco é o emagrecimento (e no meu caso específico, regular o funcionamento do intestino) a gente aumenta a ingestão de fibras solúveis e insolúveis. Acontece que, se você aumenta a ingestão de fibras e não ingere liquido suficiente, ao invés delas fazerem o seu intestino funcionar e você evacuar, elas acabam ressecando no seu organismo e fazendo o efeito de um tampão. Ou seja: fibra sem água agrava a prisão de ventre e a produção daqueles gazes doloridos que te fazem achar que está tendo um infarto. Além disso, a ingestão de água te ajuda a evitar a retenção de líquido  e aquela sensação horrorosa de inchaço.
Dica dela: Se você não consegue beber água porque não te desce bem, não tem gosto e talz... uma boa é pingas umas gotinhas de limão ou colocar umas folhas de hortelã dentro da jarra. Dá uma refrescancia e facilita na hora de beber. 
  • Coma sempre nos mesmos horários.
O nosso organismos se acostuma receber comida nos horários certos e isso acelera o metabolismo do alimento ingerido. Comer nos horários corretos também ajuda a evitar que o nosso organismo "estoque" gordura para conseguir gerar energia pro corpo por achar que o período de privação de alimento pode ser maior do que o normal. Acho depois de dizer isso nem preciso dizer que é terminantemente proibido pular refeições, né? Pare o que estiver fazendo e COMA!
  • Evite a balança.
Balanças, dessas de farmácia ou de banheiro, não são exatas. geralmente estão desreguladas e o seu peso pode variar de uma para outra. Além do mais, elas não levam em consideração uma série de informações que são importantes para te dizer o seu peso real. Por isso no consultório da minha nutricionista tem uma balança de Bioimpedância, que te dá dados como índice de gordura corporal, massa muscular e óssea e necessidades calóricas. Eu até quis comprar uma, mas é cara pra dedéu, como vocês podem ver no link. Me peso somente quando vou ao consultório e recebo um tipo de avaliação física que me mostra a minha realidade.
A melhor maneira de saber se você está emagrecendo é mesmo através das roupas. Se for se pesar em casa, usa sempre a mesma balança e uma vez a cada mês preferencialmente após a menstruação. Mas não se deixe desanimar com a variação de peso porque a gordura é leve mas músculo pesa. Num emagrecimento saudável você estará trocando gordura por massa magra. Então a variação de peso para mais ou a estagnação do ponteiro da balança num mesmo peso não quer dizer apenas que você tem fracassado, mas pode querer dizer que você tá trocando gordura por músculos.

Já disse aqui e reafirmo: se você tiver condições, procure um nutricionista. Ele certamente vai mudar a sua visão de mundo sobre dietas, comida e o que a combinação dessas duas coisas pode fazer com a sua vida.


   

Começando os trabalhos

Primeiro registro
Bom dia, pessoas!!!
Então vamos levar a bagaça a sério, deixar a vergonha de lado e começar a fazer registros de como a coisa está feia e da evolução que terei daqui pra frente.
Ontem pedi ao meu marido que tirasse essas fotos e ele (que é professor de educação física e vai se responsabilizar pelos meus treinos de musculação daqui pra frente) me instruiu a fazer os registros fotográficos a cada 02 meses. Ele me disse que é um bom intervalo para ver as mudanças no corpo.
Marido também quis me convencer de que eu não estou gorda, mas sim com falta de tônus muscular e um pouco flácida - é foda ouvir isso do marido, mas ele estava na função de personal! hauahuahauhaua
Minha barriga é naturalmente marcada, eu não faço abdominais nem atividades físicas há anos e mesmo assim tenho esses riscos no abdome. O Erich me explicou que isso é uma predisposição genética da minha musculatura e que eu não vou demorar a conseguir definição depois que eu começar a malhar.
A teoria ta muito boa, mas vamos à prática!
Ele vai desenvolver um plano de exercícios aberto e progressivo. O que é isso? É um período onde vou malhar sem rotina de exercícios, sem uma série fechada com as mesmas repetições. Assim a gente vai observar como o meu corpo responde a cada exercício e o que funciona melhor e dá mais resultado. Só então vamos estabelecer uma série fixa.
É importante lembrar que tudo que eu publicar aqui é única e exclusivamente um diário das medidas que eu tomarei para chegar às metas que eu estabeleci para o meu corpo. E que tudo está baseado no meu tipo físico, no meu histórico clínico e no meu objetivo final: conseguir um corpo seco, definido e ainda assim feminino.
A ideia é mais ou menos isso aqui:

Estamos muito empolgados, ele e eu para tentar um bom resultado em até 06 meses pra curtir um verão mais feliz!!!
Desejem-me sorte!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Buscando saúde!



 Sonho de consumo, meu e 99,9% das mulheres                                   
Com esta motivadora imagem acima, eu começo a minha história.
Tenho 28 anos, 1,59 m de altura, sempre tive tendência a engordar e já fui submetida a diversas cirurgias (ovário, apêndice, vesícula, maxilar).
No ano passado fiz a minha última loucura para emagrecer: a dieta Dukan.
Eu precisava caber no meu vestido de casamento e fui tomada mais uma vez pelo desespero. Devorei o livro do dr. Dukan como se fosse uma barra de chocolate e coloquei tudo em prática cegamente. Sim, eu atingi o meu objetivo e coube no meu vestido de noiva, mas a que preço?
Hoje entrei no meu antigo blog e tomei um susto quando eu li os resultados daquela dieta e com a porrada que eu dei no meu organismo pra caber naquele vestido branco:


Esta foto é de maio de 2013, quando eu fiquei noiva em Ilha Grande e resolvi iniciar a dieta para casar em Novembro.

Me empolguei. Fiz os 5 dias de dieta de ataque e perdi 2,00 kg.
Entrei então na fase de cruzeiro.
Daí pra frente as pesagens foram só alegria: 
02/05/2013 -----  60,900 kg
06/05/2013 ----- 58,900 kg
13/05/2013 ----- 57,500 kg
20/05/2013 ----- 56,300 kg
27/05/2013 ----- 55,400 kg

Era uma média de 01 kg por semana. Mas na última semana as coisas começaram a ficar mais devagar porque eu estava no período pré-menstrual e a gente costuma reter líquido e inchar até 3 kg nesse período. Aí no dia 20/05/13 fiz o meu primeiro antes e depois e gostei do que vi:



Fui seguindo a dieta mas como o nosso organismo precisa de nutrientes, e ninguém aguenta viver só de carne, depois de alguns desmaios e algumas dores estranhas eu parei a Dukan e fui levando uma dieta normal menos rigorosa. O resultado foi este no meu casamento:


Atenção para as dobrinhas nas costas da noiva: flacidez!

















Pronto! Eu tinha emagrecido, o vestido coube, fui pra lua de mel comer muito no Nordeste... tudo lindo!
Mas, tudo o que vai fácil vem fácil e vice-versa. Os quilos todos voltaram! E junto com eles os velhos conhecidos de sempre: prisão de ventre, espinhas, queda de cabelo, unhas quebradiças... O problema só podia estar na alimentação.

E respectivamente em abril e maio de 2014 eu estava assim:




eu sou a gordinha de blusa azul


Daí pra frente eu tomei a decisão da minha vida: procurei uma nutricionista!
Foram os melhores R$ 140,00 que eu já gastei! Ela me virou do avesso e fez um cronograma alimentar baseado no meu histórico clínico. Um verdadeiro caderno! Desta vez eu estava pesando 63,800 kg e recomeçando do zero.
Na próxima postagem vou colocar aqui pra vocês o meu cardápio. Tudo o que não funcionava no meu corpo, como que num passe de mágica começou a funcionar: intestino reloginho, pele de bebê, disposição, cabelo bonito...

E então em 30/06/2014 o meu corpo tinha saído dessa coisa azul e gorda da foto acima para isto: 





Daqui pra frente vou contando a vocês como está a evolução da minha dieta e como vai ser o processo de introdução das atividades físicas. Não sei quanto estou pesando porque acabei de voltar de férias e enfiei o pé na jaca. Agora só posso me pesar outra vez no dia 11/09, que é quando farei a próxima consulta.


Espero poder motivar e ajudar meninas que, como eu, sempre acharam que é impossível se olhar no espelho e se sentir bem com o seu corpo. E mostrar pra vocês que, antes de ser uma prioridade estética, é uma questão de saúde!

Até o próximo post!