domingo, 24 de agosto de 2014

Gordura x Músculo

3 estágios, aumento de peso
Boooooa tarde, pessoas!
Preparados para imagens fortes? Pois é o que teremos hoje!
Hoje vim falar sobre gordura e músculos. Mas especificamente sobre a substituição de percentual de gordura por massa magra (músculos).
Vocês lembram que eu disse no primeiro post que no ano passado eu fiz Dukan e perdi muito peso em pouco tempo? Pois é! Sabe porque isso aconteceu? Porque eu não eliminei gordura só, eu perdi foi muita massa magra também.
Olha a foto ai da moça que abre o post. Perceberam que ela tinha menos peso e mais gordura localizada na primeira foto e que na última ela ta mais seca, mais definida e mais pesada? Isso aconteceu porque ela ganhou peso em músculos. Por isso é tão importante você não ficar se pesando diariamente feito uma louca enquanto faz a reeducação e as atividades físicas, porque você pode acabar se desmotivando quando o ponteiro da balança não descer - o ainda se ele subir - sem se dar conta de que você ta trocando é gordura por massa muscular.
Quando a gente faz essas dietas malucas, sem enche de laxante - achando que precisa desinchar - enfia o dedo na goela pra vomitar e outras tantas atrocidades que a gente é capaz de fazer pelo nosso corpo em nome de um padrão magro de beleza, estamos na verdade é nos desidratando, desidratado os nossos músculos, perdendo saúde e nos tornando flácidas até o próximo bolo de chocolate irresistível e desistência da dieta maluca. Vamos combinar que nenhum ser humano normal aguenta viver só de sopa, ou só de proteína, clorofila ou seja lá mais o quê que essas revista de anoréxicas inventam.
A gordura é mais leve do que o músculo, e para pesar a mesma coisa ela tem necessariamente que ser muito maior que ele em volume. Sabe aquela história do que pesa mais, se é 1 kg de algodão ou 1 kg de tomate? Não entendeu? Dá uma olhada na imagem ó:
Viu como 2 kg de músculo em volume não é nem 1/3 de 2 kg de gordura?
Então vamos de uma vez por todas acabar com aquela história de "peso ideal"? Não quero mais ouvir ninguém aqui dizendo que "só paro a minha dieta quando voltar a pesar 52 kg". Por que esse pode não ser o melhor peso pra você. Porque talvez, 5 kg acima do que você acha que é o ideal, se for em massa magra, com um percentual baixo de gordura, pode te deixar mais bonita, com um aspecto muito mais saudável.

E então? Vamos mudar nossos hábitos e fazer umas trocas inteligentes? Também amo a batata do Mc Donalds, mas quero mais tempo com saúde pra fazer muitas coisas com os filhos que espero ter.
E se você anda se escondendo atrás daquele discurso covarde de: "não, eu sou muito bem resolvida com o meu corpo, não me incomoda em nada...", dá uma olhadinha nessa imagem abaixo e perceba que essa sua fala é egoísta e que este blog não trata de beleza, o enfoque aqui é saúde! Tem pessoas que te amam e que gostariam que você pensasse mais nelas do que na comida...

o que está na cor amarela é gordura

Então, recapitulando:
  • beba muita água;
  • não se encha de laxante;
  • não tente vomitar o que comeu;
  • não faça dietas loucas;
  • não se pese mais do que 1 vez por mês, de preferência acompanhado de uma medição com adipômetro (numa academia) ou com fita métrica mesmo;
  • sempre se pese na mesma balança;
  • coma para viver, não viva para comer;
  • exercite-se para trocar gordura por músculos;
Espero que não fiquem bravos comigo pela franqueza, e que deem mais atenção para a sua saúde do que para uma calça 36 ou para um hamburguer. Se a sua motivação estiver equivocada os resultados podem ser desastrosos!




2 comentários:

  1. Ficou perfeito Ana Luíza, preciso te contratar para fazer markentig para mim, rsrsrs....Parabéns pela determinação! Fico muito feliz quando meus clientes entendem realmente o funcionamento do corpo e caminham para o único modo eficaz e seguro de se cuidar! Bjs

    ResponderExcluir
  2. meu marketing pra vc é de graça! Já te mandei 3 clientes novos!!! hahahahah mas o mérito é todo seu!

    ResponderExcluir