Geladeira colorida é o ponto de partida |
Papel e caneta na mão e muita atenção porque hoje eu vou contar tudo o que você precisa saber pra ter um organismo saudável, funcionando e cheio de vontade de eliminar as toxinas e gordurinhas indesejadas do seu corpinho!
Antes de qualquer coisa, tem premissas inegociáveis que são a chave do seu sucesso daqui pra frente:
- Beba muita, mas muita mesmo, água e outros líquidos de baixa caloria.
"A, Nalu! Isso não é novidade, todo mês a revista Boa Forma e qualquer bilhetinho da sorte de pastel chinês me diz que eu preciso beber água para emagrecer".
É! É senso comum sim. Mas você realmente sabe o motivo?
Minha guro da nutrição, Dr. Renata Diniz, me deu uma aula sobre isso na minha consulta e - mal e porcamente resumindo - é o seguinte: Geralmente em dietas que o foco é o emagrecimento (e no meu caso específico, regular o funcionamento do intestino) a gente aumenta a ingestão de fibras solúveis e insolúveis. Acontece que, se você aumenta a ingestão de fibras e não ingere liquido suficiente, ao invés delas fazerem o seu intestino funcionar e você evacuar, elas acabam ressecando no seu organismo e fazendo o efeito de um tampão. Ou seja: fibra sem água agrava a prisão de ventre e a produção daqueles gazes doloridos que te fazem achar que está tendo um infarto. Além disso, a ingestão de água te ajuda a evitar a retenção de líquido e aquela sensação horrorosa de inchaço.
Dica dela: Se você não consegue beber água porque não te desce bem, não tem gosto e talz... uma boa é pingas umas gotinhas de limão ou colocar umas folhas de hortelã dentro da jarra. Dá uma refrescancia e facilita na hora de beber.
Dica dela: Se você não consegue beber água porque não te desce bem, não tem gosto e talz... uma boa é pingas umas gotinhas de limão ou colocar umas folhas de hortelã dentro da jarra. Dá uma refrescancia e facilita na hora de beber.
- Coma sempre nos mesmos horários.
O nosso organismos se acostuma receber comida nos horários certos e isso acelera o metabolismo do alimento ingerido. Comer nos horários corretos também ajuda a evitar que o nosso organismo "estoque" gordura para conseguir gerar energia pro corpo por achar que o período de privação de alimento pode ser maior do que o normal. Acho depois de dizer isso nem preciso dizer que é terminantemente proibido pular refeições, né? Pare o que estiver fazendo e COMA!
- Evite a balança.
Balanças, dessas de farmácia ou de banheiro, não são exatas. geralmente estão desreguladas e o seu peso pode variar de uma para outra. Além do mais, elas não levam em consideração uma série de informações que são importantes para te dizer o seu peso real. Por isso no consultório da minha nutricionista tem uma balança de Bioimpedância, que te dá dados como índice de gordura corporal, massa muscular e óssea e necessidades calóricas. Eu até quis comprar uma, mas é cara pra dedéu, como vocês podem ver no link. Me peso somente quando vou ao consultório e recebo um tipo de avaliação física que me mostra a minha realidade.
A melhor maneira de saber se você está emagrecendo é mesmo através das roupas. Se for se pesar em casa, usa sempre a mesma balança e uma vez a cada mês preferencialmente após a menstruação. Mas não se deixe desanimar com a variação de peso porque a gordura é leve mas músculo pesa. Num emagrecimento saudável você estará trocando gordura por massa magra. Então a variação de peso para mais ou a estagnação do ponteiro da balança num mesmo peso não quer dizer apenas que você tem fracassado, mas pode querer dizer que você tá trocando gordura por músculos.
Já disse aqui e reafirmo: se você tiver condições, procure um nutricionista. Ele certamente vai mudar a sua visão de mundo sobre dietas, comida e o que a combinação dessas duas coisas pode fazer com a sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário