Ai, gente! Hoje eu estou sensível e vou dividir esse meu momento com vocês: tô de TPM. Aí os peitos incham, ficam doloridos, a barriga parece um balão de gás, e a vontade de comer doces me consome. Fato é que em algumas mulheres a TPM pode trazer consigo a tão temida retenção de líquidos e não é que a gente engorde num primeiro momento, mas esta retenção pode fazer o nosso peso variar de 1 a 3 kg dos 10 dias que antecedem a chegada da menstruação até o último dia do fluxo. Viu só porque é tão importante não ficar se pesando?
Mas se fosse só a retenção de líquido estava ótimo, porque depois passaria o inchaço e a gente voltaria a ter a barriguinha no mesmo lugar. Mas como a vida não é justa, no meu caso pelo menos o inchaço vem acompanhado por uma vontade - uma necessidade fisiológica mesmo - de comer doces, algumas vezes especificamente chocolates e bolos. Chego a sentir o gosto na boca e parece que vou desmaiar se não comer. Tudo isto porque, nos dias que antecedem a menstruação o nosso corpo diminui a produção de serotonina - uma substância produzida pelas células que atua sobre o nosso humor e que devia ser vendida em ampolas nas farmácias #ProntoFalei - e por isso bate esse desespero todo por doces. E o açúcar, especialmente o chocolate, libera endorfina - aquela coisinha delicinha que proporciona bem-estar. Conclusão da nossa ópera: durante o período de choro e ranger de dentes da TMP a mulherada se enche de doces e coisas gordurosas pra compensar o corpo pelo flagelo de ser enquanto mulher uma sofredora e quando termina o ciclo e o fluxo e o inchaço se encerram, a gente acabou engordando com todas porcarias que comeu quando devia ter tapeado com uma melancia docinha.
Então atenção, que é hora da revisão:
- mulheres podem inchar e isso se refletir numa variação de peso de 1 a 3kg, mas é temporário e volta ao normal no final da menstruação;
- TPM não engorda, você é que está compensando a sua necessidade de doce com os alimentos errados;
As frutas tem frutose, que é um tipo de açúcar e que pode servir muito bem de placebo para sua TPM. Falando nisso, você sabia que tem alimentos que podem agravar os sintomas dessa síndrome maldita? Então tome nota:
- Elimine açúcares, sal, e alimentos ricos em sódio (todos aqueles caldos Knor, embutidos, defumados e enlatados estão na lista negra);
- Evite cafeína, álcool e alimentos gordurosos;
- Não pule refeições ( se a fome estiver muito louca, faça um lanche saudável extra);
- Aumente a ingestão de líquidos;
- Coma duas Castanhas do Pará;
- Aumente a ingestão de derivados do leite e folhosos verdes;
- Acrescente na sua alimentação uma colher de sopa de semente de Chia ou farinha de linhaça dourada;
- Se tiver muita necessidade de chocolate prefira os meio-amargos ou aqueles que tem uma porcentagem maior de Cacau;
- Faça gelatina diet, ela engana bem e tem colágeno;
- Consuma Ômega 3, peixes como salmão, atum ou cavalinha são uma boa opção;
E pra desmistificar de vez a coisa, preparem-se para a revelação: Atividade física é o super-herói que você precisava para combater os sintomas da TPM! Lembra aquela histórica de que aumenta as cólicas se malhar menstruada? Ba-le-la!
Segundo especialistas da área, o melhor tratamento para esse mal é se exercitar. tanto que é provado que uma vida sexual muito ativa ameniza os sintomas - aí você viu vantagem né? - pois entra no quesito do movimento do corpo. A atividade física vai te auxiliar porque ela acelera o metabolismo e melhora a circulação sanguínea. E além de diminuir o desconforto abdominal, a atividade física dá um up na sua auto-estima e tira aquela irritação que a gente não sabe de onde vem. Tudo isso por que, por que, por que? Porque atividade física libera ENDORFINA para o seu corpitcho. E agora, chocolate? Pra que você serve?
Então, meus amores, não desanimem. Inchem só de água. Digam não aos doces e gorduras e ajude o seu corpo a te ajudar. Dá uma caminhadinha básica se a grana não estiver dando para a academia e espera esse encosto chamado menstruação sair desse seu corpo que não pertence a ele. Essa agonia vai passar e voltar no próximo mês, mas uma hora a gente vai ter que aprender a dobrar ela.
Fiquem com Deus e tenham uma excelente noite!
beijos